quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ser Chefe ou Líder????

Bom dia galerinha.... Estava eu hoje vindo trabalhar e como de costume ouvindo rádio, estava falando sobre a diferença entre ser líder e ser chefe, ai cheguei na loja, estacionei o carro, peguei meu livro pra ler, por falar em livro...quero agradecer a Alice que colocou esse livro em minha vida...é simplesmente maravilhoso... a leitura de hoje mesmo...foi muito especial...nunca pensei em Deus com tanto amor...Alice...obrigada táh...por tudo. Bom voltando ao assunto de ser chefe ou líder... tive um exemplo tão lindo disso da veracidade do que eu acabara de ouvir...como tinha falado anteriormente estacionei o carro e fiquei ali para ler, observei que o estacionamento ao lado estava bem sujo, tinha lixo espalhado por toda parte, teria que ser limpo antes dos carros serem colocados para fora e estavam sem funcionário para essa função...um dos funcionários que havia chegado começou a varrer o chão e logo em seguida o próprio dono do estabelecimento se juntou e os dois começaram a varrer e logo mais um funcionário se juntou aos dois e logo tinha 3 pessoas varrendo e fazendo uma função que não era sua. Fiquei ali pensando ..como o que eu acabara de ouvir era verdade...a gente pode ser um bom líder sem precisar exercer poder sobre as pessoas e sim ser o próprio exemplo.... é mais ou menos assim:

Chefe diz "eu", "façam". Manda e comanda. Inspira medo. Isola-se do grupo. Desconfia e compete. Tem interesse exclusivo pelo trabalho. É pouco disposto a escutar. Não considera as diferenças individuais. É grosseiro. Toma sempre decisões sem consultar o grupo. Tem espírito individualista e autoritário.
O Líder diz "nós", "façamos". Sugere, orienta e inspira confiança. Está sempre com o grupo. Confia. Assiste. Interessa também pelas pessoas. É disposto a ouvir o grupo. Leva em consideração as dificuldades individuais. É educado e, com frequência, ouve o grupo antes de tomar decisões. Tem espírito coletivo e cooperativo.

é isso ai...Tenham um dia maravilhoso!!! Beijos!!!

Um comentário: